Leia, para formar novos leitores
Saiu a 4a. edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada no ano passado pela ProLivro. A pesquisa confirma o que foi apurado em edições anteriores como um dado relevante: mais da metade dos que se declaram leitores foram influenciados por algum familiar -- pai, mãe ou outro parente próximo. Viram essas pessoas lendo.
Criar dentro de casa uma "comunidade de leitores" é o mais poderoso meio para inspirar novos leitores, pessoas que gostam de ler porque associam a leitura a uma ação prazerosa, um hábito inserido no cotidiano familiar.
Preocupantemente, a pesquisa mostra que apenas 56% dos brasileiros são leitores (contra 50% na pesquisa de 2011). Esse percentual inclui qualquer tipo de leitura: jornais, revistas, partes de um livro, livros indicados pela escola, quadrinhos...
Embora nos últimos anos tenham sido implementados programas de incentivo à leitura pelo governo, por meio do PNLL-Plano Nacional do Livro e da Leitura, o livro mais lido continua sendo a Bíblia, seguida de outros livros religiosos, de auto-ajuda e alguns best-sellers como Cinquenta Tons de Cinza.
Precisamos de mais gente lendo, ampliando referências e conhecimento, se quisermos evoluir como nação. Como diz Mario Vargas Llosa "."Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que, alguns, fazem passar por ideias."
http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf